institucionalGOVERNANÇA CORPORATIVA
Conheça a nossa história e navegue junto com a gente nessa evolução. Aqui você vai entender como a Tintas DACAR tornou-se referência de mercado, alcançando espaço nas principais prateleiras brasileiras e internacionais (pa&eiacute;ses do Mercosul).

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Fundada em 1985 a DACAR transformou-se em Sociedade Anônima de capital fechado em 2001 e desde então contrata auditoria independente para analise de seus balanços e resultados financeiros e os publica na forma da lei 6.404/76.

Em 2010, após uma reorganização societária, foi criado o Conselho de Administração Estatutário composto por 3 membros externos e independentes. Importantes ferramentas de gestão corporativa foram sendo vivenciados na pratica pela empresa, assim como : Código de Conduta, Planejamento Estratégico, Estruturação da Sucessão, etc.

O objetivo principal é garantir que os agentes de governança zelem pela perenidade da empresa, incorporando visão mais ampla da estratégia empresarial, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável.

Conselho de Administração

  • ALAOR FARIAS GONCALVES

    Presidente

    Profunda experiência de gestão adquirida em mais de 30 anos de trabalho em empresas líderes multinacionais (Philip Morris, Kraft Foods, ICI Paints - Tintas Coral, PPG Industries - Tintas Renner, Valspar Corporation).
    Experiência na implantação de melhores práticas de governança corporativa em empresas familiares desde 2008.
    Conselheiro de Administração Certificado IBGC desde 2010.
    Atualmente é Presidente dos Conselhos de Administração da Dacar Química do Brasil S.A. (desde 2011) e Gestum Tecnologia Educacional S.A. (desde 2008).
    Membro da Comissão de Recursos Humanos do IBGC desde 2011.
    Bacharel em Química – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Programas de especialização em gestão de negócios no Brasil e USA (Darden School of Business Administration – University of Virginia - USA).

  • GERMANO ALBERTO DRESCH FILHO

    Vice-Presidente

    Advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Pós-graduado e especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUC/PR. Pós-graduado e especialista em Direito Processual Civil pela PUC/PR. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Associação dos Magistrados Trabalhistas -AMATRA. Mestre em Direito Empresarial pelas Faculdades Integradas Curitiba. Sócio titular, fundador do Escritório de Advocacia DRESCH FILHO & ADVOGADOS ASSOCIADOS.

  • LUIS MANUEL RIBEIRO MOTA

    Conselheiro

    Químico Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, São Paulo em 1977 e Marketing Industrial pela ESPM em 1983.
    Experiência consolidada no mercado de tintas em mais de 44 anos de atividades atuando desde Químico de Pesquisa a Diretor Técnico de empresas multinacionais. Longa experiência no desenvolvimento de produtos com foco no retorno financeiro, no atendimento das expectativas do cliente final, transferência de tecnologia, introdução de novos produtos e no desenvolvimento de produtos de acordo com Normas Técnicas ou específicas de clientes. Experiência internacional no gerenciamento de laboratórios de desenvolvimento na América Latina

LINHA DO TEMPO

1985 | FUNDAÇÃO DA EMPRESA COM FOCO NA FABRICAÇÃO DE COMPLEMENTOS AUTOMOTIVOS. RAZÃO SOCIAL: DACAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MASSAS PLÁSTICAS LTDA.
1992 | ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL PARA: DACAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA.
1995 | INÍCIO DAS EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES DO MERCOSUL.
2001 | ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL PARA: DACAR QUÍMICA DO BRASIL S/A.
2003 | IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA, UNINDO AS ÁREAS DE VENDAS, ARMAZENAGEM E LOGÍSTICA.
2010 | REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA COM FOCO NA MELHORIA DA GESTÃO CORPORATIVA, E CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E COMITÊS DE INVESTIMENTOS.
2013 | IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE INFORMAÇÕES - ERP DA TOTVS / DATASUL.
1989 | LANÇAMENTO DA LINHA DE TINTAS IMOBILIÁRIAS.
1993 | INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ, COM 60.000 m2 de área.
1996 | LANÇAMENTO DO SISTEMA TINTOMÉTRICO DACAR/SERVCOR, COM MAIS DE 2.000 CORES.
2002 | PARTICIPAÇÃO, DESDE O INÍCIO, DO PROGRAMA SETORIAL DE QUALIDADE - PSQ DO SETOR DE TINTAS NO BRASIL, COORDENADO PELA ABRAFATI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE TINTAS.
2007 | PARTE SUPERIOR DE FABRICAÇÃO PRÓPRIA DE RESINAS ALQUÍDICAS E ACRÍLICAS
2011 | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E PROFISSIONALIZAÇÃO DA EQUIPE E SUCESSÃO.