institucionalCódigo de Conduta
Conheça a nossa história e navegue junto com a gente nessa evolução. Aqui você vai entender como a Tintas DACAR tornou-se referência de mercado, alcançando espaço nas principais prateleiras brasileiras e internacionais (países do Mercosul).

Código de Conduta

  • 1. INTEGRAÇÃO NA EMPRESA

    O GRUPO TINTAS DACAR define de modo objetivo e predeterminado os critérios de admissão e promoção de funcionários, levando em consideração, sempre, as necessidades e capacidades pessoais para o exercício de cada função. Não se admite o trabalho infantil, a discriminação baseada em gênero ou orientação sexual, origem, etnia, idade, cor, estado civil, deficiência física ou intelectual, crença religiosa e convicção política.

  • 2. COMPORTAMENTO ADMINISTRATIVO E NEGOCIAL

    O GRUPO TINTAS DACAR conduz e realiza seus negócios e sua administração de modo transparente e com estrita observância à lei, de forma que as regras relativas aos direitos humanos e à preservação ao meio ambiente caracterizem, também, os seus princípios e valores. Evita-se realizar negócios com fornecedores ou colaboradores que estejam envolvidos com práticas criminosas em suas atividades empresariais, tais como exploração de trabalho escravo, trabalho infantil, degradação do meio ambiente ou corrupção em órgãos públicos. A contratação de fornecedores é baseada em critérios técnicos e éticos, sendo conduzida por meio de processo objetivo determinado, com observação da concorrência ou cotação de preços com garantia de melhor custo-benefício.

  • 3. COMPROMETIMENTO SOCIAL

    O GRUPO TINTAS DACAR preocupa-se com o desenvolvimento social e, além de gerar empregos e rendas, apoia iniciativas e participa de campanhas e eventos de exclusiva natureza beneficente.

  • 4. COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DA EMPRESA

    Todos os integrantes do GRUPO TINTAS DACAR devem executar de modo honesto e digno suas funções. Comportamentos proativos para a identificação e solução de problemas serão valorizados, desde que sejam atentamente observados os procedimentos corporativos estabelecidos em respeito à ética e à segurança, preservando, sempre, o sigilo e a confidencialidade no tratamento dos assuntos da empresa. Os recursos, ferramentas e materiais disponibilizados pela empresa devem ser utilizados de modo adequado e sustentável, o que inclui a adoção de medidas de reutilização e/ou de reciclagem, sempre que isso seja possível sem causar prejuízo à qualidade do trabalho ou dos produtos. Não será tolerada a prática de jogos de azar, o porte de drogas ilícitas ou de álcool, bem como o consumo de tais substâncias imediatamente antes ou durante o trabalho. Também não será admitido desenvolvimento, no período de trabalho, de atividades de cunho político-partidário. O porte de arma fica restrito ao pessoal de segurança, conforme regras definidas em lei.

  • 5. AMBIENTE DE TRABALHO

    Todos os integrantes do GRUPO TINTAS DACAR devem dispensar, mutuamente e em todas as formas de relacionamento, tratamento digno e respeitoso, independentemente de posição hierárquica. Todo comportamento que possa caracterizar assédio moral, assédio sexual ou hostilização física ou moral será rigorosamente investigado e repudiado. A vida privada de qualquer pessoa deve ser preservada, não se podendo utilizar o endereço eletrônico corporativo para o tratamento de assuntos de ordem pessoal, envio ou recebimento de mensagens de cunho sexual ou que promovam a violência e práticas consideradas ilícitas.

  • 6. RELAÇÕES COMERCIAIS

    Nas relações comerciais, nenhum integrante do GRUPO TINTAS DACAR está autorizado a efetuar, a qualquer título, pagamentos indevidos ou ilegais. Também é vedada qualquer forma de especial favorecimento de clientes ou fornecedores em detrimento dos demais, assim como de conceder, direta ou indiretamente, vantagens indevidas a funcionários públicos. É vedado o recebimento de valores em espécie, seja em moeda corrente ou estrangeira, ou de presentes de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes, excetuando-se objetos claramente identificados como brindes e sem valor comercial significativo. Também é vedado aos colaboradores do GRUPO TINTAS DACAR que, sem a autorização prévia e expressa dos seus administradores, falem em seu nome em qualquer tipo de transação negocial, seja ela comercial ou não.

  • 7. RELAÇÕES COM CLIENTES

    O princípio básico do GRUPO TINTAS DACAR é a satisfação de seus clientes, que devem ser atendidos com ênfase na qualidade, cortesia, eficiência, informações claras e precisas. O atendimento ao cliente observará, sempre, a legislação aplicável e a meta de cumprimento da responsabilidade social do GRUPO.

  • 8. RELAÇÕES COM OS CONCORRENTES

    O GRUPO TINTAS DACAR se pauta, com lealdade, pela livre concorrência na fabricação e comercialização de seus produtos. É vedado a qualquer integrante estabelecer acordos com o(s) concorrente(s) do GRUPO TINTAS DACAR visando à fixação de preços ou definição de condições de venda, bem como de adotar ou influenciar a adoção de uma conduta comercial uniforme ou preordenada, dividir mercados e subordinar a venda de um produto a outro.

  • 9. IMPLANTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

    Mediante deliberação do Conselho de Administração do GRUPO TINTAS DACAR considerar-se-á implantado este Código de Conduta. É dever de cada funcionário do GRUPO TINTAS DACAR contribuir para que este Código seja respeitado. Se houver alguma dúvida sobre a conduta a ser adotada em sua atividade ou se tiver conhecimento de violação a este Código, deverá solicitar orientação ao seu superior hierárquico imediato ou alternativamente à Diretoria Administrativa.